quarta-feira, 21 de março de 2012

Regularização do serviço de Ferry Boat

Eu sempre me perguntei se existia alguma regulamentação ou controle de algum órgão público na concessão para exploração do serviço de Ferry Boat na travessia São Luis - Alcântara (Cujupe). E a resposta é não. Apesar de estarem submetidas às regras e fiscalização da Capitania dos Portos e EMAP, as duas empresas que prestam o serviço (Serviporto e Internacional Marítima) o fazem até o momento sem estarem submetidas a nenhum controle formal de órgão público no tocante à concessão pública do serviço e regras da prestação do mesmo. Isso tem favorece a ausência de concorrência e falta e padrões de qualidade na prestação da serviço, onde o maior prejudicado é o cliente. A impressão que temos hoje é que as duas empresas parecem até uma só e que há um cartel pelo domínio no serviço e fixação de preços (que aliás é um dos mais caros do Brasil), o que nota-se pelo simples fato de haver a venda de passagens no mesmo local e guichês (sede da Serviporto no Anel Viário).

Segundo notícia publicada pelo iMirante, essa realidade pode mudar pois o Governo do Estado assinará documento que regulamentará essa concessão. Inicialmente será expedida licença provisória para as empresas. Paralelamente, as normas para a prestação do serviço de ferryboat serão definidas e, então, será iniciado um processo de concorrência pública para concessões definitivas.

Confira a notícia completa: http://imirante.globo.com/noticias/2012/03/21/pagina303123.shtml

Veja notícia relacionada, no site de O Imparcial: http://www.oimparcial.com.br/app/noticia/urbano/2012/02/15/interna_urbano,108843/ferryboats-estao-irregulares-diz-ministerio-publico.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário