sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Problema com o catamarã Sabor de Mel

Hoje passei mais uma por teimosia. Teria que ir para Alcântara à tarde. Deixei de ir de ferry para ir de barco ou catamarã, para chegar mais rápido, e decidi pelo catamarã Sabor de Mel, visto que tenho coletado algumas ocorrências sobre o iate Imperador ultimamente. Saimos do terminal da Praia Grande somente com o motor. A viagem iniciou tranquila e eu achava que ia correr tudo bem pois o catamarã aparenta um bom estado. Ao chegar próximo do espigão costeiro, o condutor da embarcação LARGA O LEME para ir erguer  SOZINHO as velas do catamarã. Uma funcionária que vende passagens assumiu o leme enquanto ele levantava as velas. Nesse momento comecei a ficar preocupado, pois achava que havia mais um tripulante a bordo além do condutor, na parte da frente do catamarã. O condutor teve um pouco de dificuldade e demoroua erger as velas e em alguns momentos o catamarã parecia estar indo em direção às pedras do espigão costeiro. Após conseguir erguer as velas, ele reassumiu o leme mas pouco depois ouvimos um barulho e uma das velas folgou e começou a bater forte no teto. Todos ficamos nervosos. O condutor novamente largou o leme e a assistente assumiu. Ele estava bem nervoso e chegou a se desentender com a assistente em vez de tranquilizarem os passageiros. Depois, conversando com a funcionária, ela disse ser habilitada, mas perguntei por que ela não estava usando camisa padrão da Marinha Mercante. Resumindo, voltamos ao terminal da Praia Grande somente com o motor e a viagem foi cancelada. Eu mesmo já havia falado que não iria só com o motor. Para completar, para descer do catamarã tivemos que passar para outro que estava atracado e estava cerca de um metro de altura abaixo do nível da rampa, dificultando e tornando arriscado o desembarque. Este é mais um fato que não gostaria de ter passado e nem de postar aqui, mas infelizmente são frequentes.

 Catamarã Sabor de Mel com problema na vela, atracado ao lado do Turismar

 Passageiros reclamando com os responsáveis pela embarcação. A maioria teve que ficar em São Luis pois não dava mais tempo de pegar o ferry-boat