terça-feira, 11 de outubro de 2016

Bombeiros auxiliam parto a bordo de uma embarcação à deriva

Fato ocorreu em uma viagem de Humberto de Campos para São Luís (Baía de São José, São José de Ribamar)

Confira notícia de O Imparcial:



http://www.oimparcial.com.br/_conteudo/2016/10/ultimas_noticias/urbano/195258-bombeiros-auxiliam-parto-a-bordo-de-uma-embarcacao-a-deriva.html

Cais da Sagração

O Cais da Sagração, hoje chamado "Rampa Campos Melo", tem importância histórica na cidade de São Luís e já foi um dos portos mais importantes do mundo. Veja abaixo o vídeo produzido pelo O Imparcial / TV Imparcial:




Se você ainda não leu, leia "Cais da Sagração" de Josué Montello,  que é um romance do mar do litoral nordestino e de seus barqueiros. Uma lição de vida que ressalta o valor da força de vontade - o barqueiro Severino, desenganado pelo médico, decide fazer uma viagem que deve ultrapassar o limite da vida. No romance o autor retrata de forma magnífica o cais e a antiga São Luís que hoje conhecemos como Centro Histórico e as aventuras da travessia da baía de São Marcos.

Imagens do cais antigo até o atual:


 fonte: http://www.panoramio.com/photo/46782732


fonte: http://static.panoramio.com/photos/original/46782545.jpg


fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/17/Cais_da_Sagração.jpg/640px-Cais_da_Sagração.jpg

Saiba mais:

Artigo "CAIS DA SAGRAÇÃO: O Processo de Modernização da Cidade de São Luís no século XIX"

Da rampa Campos Melo ao Cais da Sagração



segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Sonho dos viajantes São Luís - Alcântara e baixada: Francisco, o catamarã mais rápido do mundo

Nas minhas navegações virtuais descobri o Francisco, o catamarã / ferry boat mais rápido do mundo que seria o sonho dos viajantes São Luís - Alcântara e baixada:






Fabricado pela Incat, na Tasmânia (Austrália), ele é equipado com propulsores a jatos de água axiais da Wartsilã, tem 99 metros e alcança velocidade de 58,1 nós (107,6 km/h), em condições de navio leve, e pode levar 1.000 passageiros e 150 carros.

Ele faz a viagem do Uruguai até a Argentina pelo Rio da Prata, transportando passageiros e veículos e tem condições de competir com o tráfego aéreo entre essas cidades.

Fontes: Youtube e O Estado do MA